MARKETING X TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

   


       Há algum tempo observamos uma ruptura no perfil do profissional de marketing atual. Entendia-se que, para trabalhar nessa área, a pessoa deveria ter habilidades mais criativas e relacionadas às ciências humanas, menos matemáticas e exatas. Mas essa linha está cada vez mais fina e delicada, uma vez que o desafio desse tipo de profissional é transformar dados em ações. E essas ações precisam ter o consumidor como centro da estratégia. For some time we have seen a break in the profile of the current marketer. It was understood that in order to work in this area, one should have more creative and human-related skills, less mathematical and exact. But this line is increasingly thin and delicate, since the challenge of this type of professional is to transform data into action. And these actions need to have the consumer as the center of the strategy.


A dependência dos dados para o desenvolvimento de estratégias efetivas traz à tona outro tipo de profissional: o de tecnologia de informação. Esse cara não pode mais ser o arquétipo do programador fechado em sua baia, olhando para códigos com fone nos ouvidos e sem olhar para os lados. Ele não pode mais somente se preocupar com os aspectos técnicos, mas com o ramo do negócio como um todo. O profissional de TI precisa entender a missão da empresa. O setor de tecnologia de informação tem de ser um departamento aberto, voltado para fora. É papel dos profissionais de TI saber como seu trabalho pode ajudar a alcançar os objetivos da empresa. The dependence of the data for the development of effective strategies brings to the fore another type of professional: that of information technology. This guy can no longer be the archetype of the programmer closed in his bay, looking for codes with earphones and without looking to the sides. It can no longer only concern itself with the technical aspects, but with the business branch as a whole. The IT professional needs to understand the mission of the company. The information technology sector has to be an open, outward-looking department. It is the role of IT professionals to know how their work can help achieve the company's goals.

Quando as áreas de marketing e TI relacionam-se em sintonia e em torno de um objetivo comum, fica mais fácil elaborar e desenvolver um projeto de business inteligence, que vai beneficiar a empresa e seus clientes. Ambos os setores têm de compreender as necessidades e os processos um do outro e isso se resolve com entendimento mútuo. TI entendendo a missão de marketing e o marketing compreendendo TI como um apoio estratégico que dá as melhores soluções tecnológicas.
Dados consistentes e bem modelados são fundamentais para estratégias assertivas de comunicação. Por exemplo, o Luizalabs, braço de tecnologia do Magazine Luiza, desenvolveu um programa próprio de recomendação de produtos. When the areas of marketing and IT relate in tune and around a common goal, it becomes easier to design and develop a business intelligence project that will benefit the company and its customers. Both sectors have to understand each other's needs and processes and this is resolved with mutual understanding. IT understanding the mission of marketing and marketing comprising IT as a strategic support that gives the best technological solutions.
Consistent and well-modeled data are fundamental for assertive communication strategies. For example, Luizalabs, the technology arm of Magazine Luiza, has developed its own product recommendation program.

O sistema capta os dados de comportamento do usuário no site e essas informações são recebidas e parametrizadas pela Pmweb e utilizadas em ações de e-mail marketing automatizadas. Essa inteligência artificial garante conteúdos relevantes para cada cliente do Magazine Luiza: se ele navegou e clicou em artigos esportivos, se o cliente navegou e clicou em produtos de informática receberá recomendações da categoria na próxima comunicação por e-mail.
A ferramenta de recomendação foi possível graças à sinergia entre os times de TI e marketing, que trabalharam em torno de um objetivo comum: aprimorar o relacionamento online com o cliente. Aliás, unir a diversidade de competências comuns a marketing e tecnologia da informação em prol do consumidor será diferencial de uma marca em tempos de big data. The system captures user behavior data on the site and this information is received and parameterized by Pmweb and used in automated email marketing actions. This artificial intelligence guarantees relevant content for each customer of Magazine Luiza: if he browsed and clicked on sports articles, if the customer browses and clicked on computer products will receive recommendations of the category in the next communication by email.
The recommendation tool was made possible by the synergy between IT and marketing teams, which worked on a common goal: to improve the online relationship with the customer. In fact, linking the diversity of common marketing and information technology skills to the consumer will be a brand differential in big time.

Comentários

  1. Realmente com uma boa base de dados e com uma analise correta dos mesmos o setor de marketing consegue atingir os pontos certos tendo um melhor desempenho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe-nós ajuda-lo! Comente, Faça Perguntas e Assim que Possível iremos Responder.

Postagens mais visitadas